
Criada por Rudolf Steiner (1861-1925), na cidade de Stuttgart, Alemanha, em 1919, a Pedagogia Waldorf
baseia-se na concepção antroposófica do desenvolvimento humano. Esta compreende o ser humano em seu aspecto físico, anímico e espiritual, considerando as particularidades das diferentes fases da vida e visando integrar e harmonizar o pensar, o sentir e o querer (agir). Em contraponto aos estímulos exacerbados da atualidade, vindos da mídia, do consumismo e do mercado de trabalho, a Pedagogia Waldorf procura preservar a infância e cultivar os sentidos, trazendo cada atividade a seu tempo.
O trabalho educativo orienta-se pelo apoio ao desenvolvimento integral da criança harmônica e às forças do sentimento, da vontade e do intelecto, para que ela se torne um ser livre, equilibrado, consciente, sensível e confiante em suas capacidades. A proposta de ensino busca despertar na criança o gosto pela aprendizagem e pelo trabalho, respeitando o ritmo e as fases do desenvolvimento.
Existem atualmente cerca de 1092 Escolas Waldorf no mundo e de 1857 jardins de infância, localizados em mais de 64 países (fonte: site da Federação das Escolas Waldorf).
Pedagogia Waldorf
"Que minha alma floresça novamente apaixonada
por toda a existência."
Rudolf Steiner
Antroposofia
Antroposofia (palavra derivada do grego anthropós, homem, e sophia, sabedoria) é uma filosofia de vida que reúne os pensamentos científico, artístico e espiritual numa unidade e que responde às questões mais profundas do homem moderno sobre si mesmo e sobre suas relações com o universo.
É um método de conhecimento que aborda o ser humano em seus níveis físico, vital, anímico e espiritual e, mostra como essas naturezas, absolutamente distintas entre si, atuam em constante inter-relação. Trata-se de uma ciência que se interessa pelos processos físicos abordados pelas ciências naturais e também por todos aqueles processos que não podem ser materialmente mensuráveis.
A Antroposofia chegou ao Brasil, mais especificamente ao Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, com os imigrantes europeus no começo do século. Em São Paulo, o movimento cresceu e consolidou-se, passando então a permear e a orientar diversas atividades profissionais.
A colaboração de cientistas, artistas, médicos, educadores, agricultores, sociólogos e outros profissionais das mais diversas áreas que se orientam pelos princípios antroposóficos, tem fortalecido e aumentado a abrangência do movimento, que propõe recriar o conhecimento científico atual com uma visão artística, espiritual e mais humanizada.
Rudolf Steiner
A Pedagogia Waldorf tem suas bases alicerçadas na Antroposofia, também conhecida como Ciência Espiritual, introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925). Steiner estudou ciências exatas na Academia Politécnica de Viena. Depois de organizar a edição dos escritos científicos de Goethe-Schiller, desenvolveu um grande interesse cultural e filosófico, doutorando-se em Filosofia pela Universidade de Rostock.
Em 1894 publicou “Filosofia da Liberdade”, obra fundamental para o embasamento acadêmico de todo o seu pensamento posterior. Em 1897 assumiu a direção do Magazine de Literatura em Berlim, onde passou a residir e também ministrar aulas na Escola de Formação de Trabalhadores. Em 1902, tendo-se voltado para um âmbito de pesquisa baseado nas tradições espirituais da humanidade, tornou-se secretário-geral da Sociedade teosófica, do qual se desligou em 1913 para fundar a Sociedade Antroposófica. Ali passou a expor seu pensamento de maneira autônoma, dando prosseguimento à sua intensa atividade como
conferencista e escritor.
Fez importantes contribuições no campo da Pedagogia, da Medicina, da Arquitetura, da Economia, da Agricultura, das Artes, da Farmacologia, da Ciência Política, entre outros. Sua obra está compilada em mais de 300 volumes na Gesamtausgabe (GA), publicada em Dornach, Suíça, onde Steiner faleceu em 1925 e onde se situa o Goetheanum, sede internacional da Antroposofia.



