top of page
Screenshot 2025-06-11 at 09.35.07.png

Calendário de festas da  Escola Waldorf Cacau

Na Pedagogia Waldorf, celebrar as épocas do ano, como a chegada das estações e as festas cristãs, é uma tradição importante e acontece em calorosos encontros de toda a comunidade, nos quais é imprescindível a participação de todos. Essas festividades contam como dias letivos no calendário escolar.

 

As festas são preparadas e vivenciadas pelos professores, familiares e funcionários da nossa Escola.  Há aquelas cuja participação cabe a toda a comunidade escolar e outras que são comemoradas entre as crianças e professores. Elas marcam o calendário e fortalecem a comunidade, pois são momentos especiais que rompem a rotina dos afazeres diários, e despertam a atenção para outras ações que também fazem parte da vida e do autodesenvolvimento.
 

No calendário escolar temos três festas específicas da Educação Infantil/Jardim, são elas: Festa da Lanterna, Festa dos Ventos e Festa da Primavera. No Ensino Fundamental o trabalho pedagógico culmina em apresentações artístico-pedagógicas (uma por semestre). Temos também, no final do ano letivo, a exposição pedagógica de ambos segmentos.

As festas da Páscoa, São João e Natal acontecem com o envolvimento de toda a comunidade escolar. As celebrações de Pentecostes, Micael e o Advento são feitas com a participação do corpo pedagógico e dos(as) alunos(as).

 

As Festas do Ano e Seus Significados

Páscoa

A Pascoa é uma festa de transformação. A morte se transforma em vida novamente. Renascer de uma nova forma e, neste renascimento interior, a força do amor age como uma ferramenta de transformação. A imagem mais usada no Jardim, nesta época, é a da lagarta que vira borboleta. Esta imagem aparece em histórias, rodas e em decorações da sala em que as mudanças da lagarta podem ser percebidas dia após dia. Outra imagem usada é a do ovo, que é o símbolo da vida, da eternidade e do renascimento da natureza. Eles são cozidos, coloridos e escondidos para serem procurados pelas crianças. A procura dos ovos significa a busca do novo, e, quando achados, surge uma alegria que alimenta.

Festa da Lanterna

A Festa da Lanterna antecede a Festa de São João. Em nossa escola essa celebração é preparada pelo Jardim. É uma festa que traz a imagem da busca pela nossa luz interior. Essa vivência acontece por meio de canções e lindas histórias trabalhadas em sala de aula durante essa época do ano e também pelo teatro da Menina da Lanterna, que é preparado pelas famílias do Jardim. Ao vivenciar as imagens oferecidas nessa celebração, a criança interioriza de fato essa busca em sua alma. Todos nós temos nossa luz interior, que nos revela e que não podemos jamais deixar se apagar. Somente nossa chama interna é capaz de afastar qualquer escuridão e nos manter, de fato, despertos para a vida.

São João

É comemorado o nascimento de São João, que espelha a força Crística por meio da reflexão e do reconhecimento da consciência individual. João veio anunciar o novo tempo de renovação de consciência e amor trazidos por Jesus a partir da transformação interna de sentimentos, pensamentos e formas de viver. São João é uma celebração de comunhão social. A imagem da fogueira representa o encontro da nossa luz interior com a luz interior do outro. O mastro representa a possibilidade do ser humano se religar com a essência divina. Bandeirolas anunciam aos que chegam o caminho da festa. Dançando, cantando e brincando juntos, se cria a possibilidade de gerar encontros fortalecendo as relações sociais.

Festa dos Ventos

A Festa dos Ventos é uma celebração feita pelo Jardim, que antecede a chegada da primavera. O vento é o símbolo da mudança, da transformação, da força e da energia da natureza.

Festa da Primavera

A chegada da primavera é celebrada com muita alegria, cor, flores, movimento e representa a renovação e o crescimento da natureza.

São Micael

Micael é aquele que ajuda Deus nas tarefas do mundo, auxiliando a humanidade a equilibrar o mal e o bem. Representa a força solar, e é o anjo que zela pelo bem da humanidade em nossa época. Seu nome quer dizer “quem é como Deus”. Nesta época trabalha-se a coragem, a ponderação e a sabedoria como qualidades que os desafios dos tempos de hoje exigem para podermos fazer nossas escolhas. A época de Micael é vivenciada com brincadeiras e jogos de coragem, situações que impõem desafios, entre outras atividades.

Advento

O advento é comemorado durante as quatro semanas antes do Natal. Simboliza a preparação para a chegada da energia Crística na Terra a partir do nascimento do menino Jesus no coração de cada ser humano. Quando começamos a montar o presépio, durante a primeira semana do Advento, aparecem apenas os elementos do reino mineral, pedras, areia, terra etc. A partir do segundo domingo são trazidos os elementos do reino vegetal, plantinhas, flores, choupana. No terceiro domingo chega o reino animal, as ovelhas, o boi e o burro. Finalmente, no quarto domingo aparecem os humanos, pastores, José e Maria. Assim o presépio é montado num processo criativo que traz a imagem da criação do mundo, como o reflexo da criação do mundo dentro de cada criança que culmina no nascimento de um novo ser humano. Essa é a grande época da esperança. Embora estejamos no final do ano letivo, cuidamos para que esse momento que antecede o Natal seja especial.

Natal

Celebração de Natal e Exposição Pedagógica
 

No encerramento do ano letivo acontece a nossa celebração de Natal juntamente com a exposição pedagógica, momento em que compartilhamos com a comunidade todo trabalho desenvolvido pelas crianças e professores ao longo do ano, quando também temos apresentações musicais, teatro, oficinas. É um momento de encerramos um ciclo e nos renovarmos para a chegada do próximo ano.

© 2025 por Escola Cacau Bragança.

bottom of page